OCT Tomografia de Coerência Óptica

OCT Tomografia de Coerência Óptica

O que é o exame de OCT Tomografia de Coerência Óptica?

A Tomografia de Coerência Óptica (OCT) é um exame não-invasivo que permite avaliar detalhes microscópicos da câmara anterior do globo ocular. Durante o exame não há contato direto com o olho do paciente. O aparelho emite um feixe de luz com intensidade próxima ao infravermelho que não causa desconforto e capta as imagens em corte das estruturas oculares. O OCT pode avaliar as camadas da retina, o nervo óptico e demais estruturas que compõem o olho.

Qual a finalidade do exame de OCT?

O exame Tomografia de Coerência Óptica (OCT) é importante para o diagnóstico e seguimento de pacientes com Glaucoma, Retinopatia Diabética e Degeneração Macular.

Podemos destacar pelo menos 4 tipos de Tomografia Óptica ou Exames de OCT:

– OCT de Retina –

  • O OCT de Retina é um exame oftalmológico rápido e indolor, que não oferece praticamente nenhum risco ao paciente. Deve ser necessária a dilatação da pupila para a realização do exame.
  • Para a obtenção dos resultados do OCT, o médico deve posicionar o paciente em frente ao equipamento que fará a captação das imagens. Para os dois olhos,  o tempo médio é de 10 minutos.
  • Por meio do OCT de Retina é possível identificar problemas como buraco, edema ou degeneração macular, glaucoma, entre outras doenças oftalmológicas.

– OCT de Córnea –

  • A Tomografia de Córnea ou OCT de Córnea é o exame que permite analisar a córnea, o tecido transparente da frente do olho.
  • Em condições normais, a córnea é levemente curvada, o que permite que a luz, ao chegar até ela, projete imagens perfeitas na retina (estrutura ocular responsável pela formação da imagem).
  • No entanto, a córnea pode ser mais ou menos curvada do que o ideal, o que faz com que a imagem não chegue à retina da forma que deveria chegar. Assim, o paciente tem sua visão distorcida.
  • Nesse caso, a Tomografia Corneana tem como objetivo identificar possíveis doenças e problemas oculares que afetam o segmento anterior do olho. Além disso, o exame também consegue verificar demais estruturas do segmento, como esclera, conjuntiva, íris, pupila, entre outras.
  • Vale ressaltar que a Tomografia de Córnea é diferente do exame de Topografia de Córnea. Enquanto o primeiro analisa a córnea por inteiro e de forma tridimensional, a Topografia analisa apenas a superfície do tecido. São exames diferentes, e um não substitui o outro.

– OCT de Nervo Ótico ou OCT de Papila –

  • Na verdade, os dois nomes possuem o mesmo significado. OCT significa Tomografia de Coerência Óptica, Papila e Nervo Óptico são duas partes do olho que são analisadas no exame.
  • Trata-se de uma análise das camadas de fibras nervosas do Nervo Óptico.
  • O exame geralmente é solicitado para pacientes portadores de Glaucoma ou alguma doença do Nervo Óptico como AVCs, neurites, esclerose múltipla, entre outras. Esta análise confronta os dados da camada de fibras nervosas do Nervo Óptico e células ganglionares da Mácula.

– Angio OCT ou Angiografia por OCT –

  • O exame Angio OCT ou Angiografia por OCT é uma recente revolução na área da oftalmologia, que conta com análises cada vez mais precisas. Ele é um desdobramento, uma atualização da Tomografia de Coerência Óptica, com um procedimento voltado especialmente para o fundo do olho ou segmento posterior ocular, onde encontramos, por exemplo, a retina e a coroide.
  • Ambos os exames são capazes de detectar problemas nos vasos sanguíneos oculares, como a Retinopatia Diabética e o Edema Macular. No entanto, o exame Angio OCT proporciona a vantagem de capturar os movimentos da corrente sanguínea no olho e, portanto, identificar possíveis obstruções, ausência e excesso de sangue.
  • Além das doenças mencionadas acima, o exame é eficaz para avaliar: Glaucoma; Maculopatia diabética; Deslocamento de vítreo, entre outras.
  • Os benefícios não se reduzem ao registro de imagens de alta resolução em alguns segundos. O exame Angio OCT é indolor, não é invasivo, não pede dilatação da retina e além disso, e talvez o mais importante: o uso de contraste não é necessário.

Orientações ao paciente:

  • Exame não invasivo, sem contato do aparelho com o olho, sem necessidade do uso de contraste
  • A realização do exame dura entre 5 e 10 minutos
  • A colaboração do paciente é importante, pois a captura da imagem depende da fixação do olhar.

Para marcar uma consulta, entre em contato conosco.

Agende sua Consulta!

TELEFONES:
(13) 3591-1224
(13) 3592-2670
(13) 99800-3151

Consultas regulares evitam complicações.

AUDIOVISÃO Centro Médico – Praia Grande – SP
Fale Conosco